Pular para o conteúdo principal

Beleza não é tudo

"Eu não faço desfile de moda todos os segundos do meu dia porque me acho bonita sem precisar de chapinha, salto alto e peito de pomba.

Eu tenho pena das mulheres que correm o tempo todo atrás de se tornarem a melhor fruta de uma feira. 
Pra depois serem apalpadas e terem seus bagaços cuspidos."
 (Tati Bernardi)



Beleza não é tudo. Chapinhas, bases, blushes, sombras e rímel não maquiam a alma nem lhe dão a inteligência que não tem. Beleza atrai, mas não distrai. Não distrai burrice, chatice, canalhice. Veja bem, não disse que beleza não é nada. Como diria Vinícius de Morais, "beleza é fundamental". Mas não é o principal. É feliz nessa vida quem consegue ver beleza em um sorriso, um abraço, um olhar, um dedo com uma aliança. É feliz quem consegue ver beleza na alma.

Beleza não é tudo. Mesmo que nossos ataques de mulherzice durante a tpm nos digam que sim. Mesmo que em alguns momentos achemos que a porcaria da balança é nossa pior e maior inimiga de todos os tempos. Mesmo que o cabelo não obedeça (e ele quase nunca obedece). Mesmo que aquele cara perfeito e maravilhoso nos tenha dado um pé na bunda e nos trocado por uma que veste 36. Mesmo que todo mundo diga o contrário, mesmo que todo mundo diga que sim. Vaidade, vá lá, é necessário se ter o mínimo. E só. Beleza não é tudo.

Acho triste essas mulheres que vivem em frente a um eterno espelho. Que acham que sempre é preciso mais. Que querem estar sempre perfeitas e maravilhosas. Que vivem em eternos regimes. Que acham que para conquistar o homem de suas vidas precisam mesmo conquistá-los pelos olhos. Homens, minha querida, ou se conquista pela barriga ou pelo coração. Os conquistados pela barriga lhe verão eternamente como donas de casa, cópias fiéis de suas mães. Os conquistados pelo coração irão lhe amar. Como mulheres de suas vidas. Os conquistados pelos olhos? Só vão te pegar. Te pegam e não se apegam. Te pegam, te jogam para o lado, desfilam com você em um balada para todos os outros sentirem inveja e depois...depois fim. Porque beleza também perde a graça. E se não tiver mais nada, não tem. Beleza não é tudo.

É preciso ser mais do que o cabelo impecavelmente no lugar. Do que o corpo todo em cima. Do que o bronzeamento artificial. Do que a maquiagem sempre perfeita. Do que o peso sempre certo. É preciso ser mais do que a amiga bonita, do que a ex linda, do que a ficante gata. É preciso ser mais do que a mina dele, a gata dele, o troféu dele. É preciso ser mais do que o "gostosa" gritado quando passamos em frente a alguma construção. E quem acha que tudo isso é mesmo fundamental, quem acha que o gostosa do pedreiro massageia o ego, talvez se encaixe na leva das mulheres frutas. Mas há de se lembrar que frutas amadurecem. E apodrecem. E fedem. E de mulher-melão, mulher-melancia, mulher-kiwi, talvez um dia você vire apenas mulher-maracujá. E se não tiver nada além, não há. Beleza não é tudo.









Comentários

  1. Eu fico absolutamente chocada com o poder que vc tem, quando escreve.

    "Beleza atrai, mas não distrai. Não distrai burrice, chatice, canalhice." Guardo isso comigo, hoje.

    Um beijo, minha rosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do post? Deixa sua opinião ou sugestão de post aqui que a gente vai adorar ler! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

A história do fim de uma amizade

Você sentiu falta. Ligou, procurou, correu atrás. É estranho que isso tenha acontecido depois de tanto tempo. É estranho que tenha acontecido quando a alegria acabou, o namoro acabou, aquela sua maré ótima acabou. É estranho que você tenha buscado o colo e não a comemoração. Você sentiu falta, e eu queria que isso tivesse acontecido antes. Sentiu falta, e eu queria que eu voltasse a me importar com isso. 
Você veio, me abraçou, e teve um abismo enorme entre nossos dois corpos. A gente não soube o que falar, não soube até onde podia ir uma com a outra, não soube que novidades contar, não soube nada. Rimos aqui, ali, falamos aquele superficial que falamos com uma colega qualquer e depois nos perdemos em um silêncio que durou minutos, mas pareceu durar uma vida. 
Durou uma vida. Nossa amizade, tantos anos de risadas, de abraços, de choros, de lágrimas. E por isso é quase desumano soltar a mão de alguém que esteve com a mão entrelaçada na minha durante todo esse tempo. Mas acredito que nos …

Cansei de brincar de ser trouxa

Eu cansei das mensagens visualizadas e não respondidas. De ter que estar pronta pra quando você quisesse, mas nunca poder contar com sua presença quando eu queria. Eu cansei de ser sempre tudo do seu jeito, de mendigar sua atenção, de tentar me encaixar entre um horário e outro da sua agenda, de me esforçar pra caber nuns buraquinhos esquecidos da sua vida. 
Cansei das idas e vindas, cansei da falta de atitude, cansei das vezes em que você disse que eu era tudo o que você queria, só não era agora, só não era a hora. Eu cansei de escrever sobre você, de dizer que ia te esquecer, de voltar atrás, de tentar mais um pouco, de insistir mais um tanto. Eu cansei naquela noite em que você não voltou. Naquele silêncio em que a gente não dividiu. Na madrugada inteira que você não me aqueceu e eu morri de frio. 
Eu cansei depois daquele seu olhar vazio quando eu apareci de surpresa. Eu cansei de achar que era você, e era eu, você só não sabia. Porque, quando é, a gente sabe desde o começo. Eu cans…