4 de abril de 2013

FAQ – Perguntas frequentes


Como nem todo mundo acompanha as coisas que falo no twitter (@kahrosa) ou as perguntas que respondo no Ask.fm/kahrosawho, decidi fazer esse post para responder as perguntas que vocês mais me enviam por e-mail. Vou deixar as respostas desse post no “Sobre mim” depois, então se vocês sentirem falta de alguma pergunta, podem deixar nos comentários, que eu reedito e coloco as respostas novas, ok?


1) Como você começou a escrever para o Depois dos Quinze?

Ao contrário do que muita gente pensa, eu não me inscrevi em lugar nenhum para ser colaboradora do blog da Bruna Vieira. Ela que me procurou e quis saber se eu tinha interesse em escrever para o DD15, pois estava procurando novos “talentos” para colaborarem com a página. Como ela ficou sabendo de mim? Nunca cheguei a perguntar para ela, mas acredito que ela tenha lido um post que publiquei no site “Casal sem Vergonha” um tempo antes. Nesse site, sim, eu enviei um post de colaboração e eles resolveram publicar. O que foi muito legal, pois muita gente diferente me leu e começou a se interessar pelas besteiras que eu escrevia. Inclusive a Bruna. Por isso, sempre falo, melhor do que ficar fazendo “propaganda” do seu blog em outros blogs, talvez seja legal enviar textos para blogs que publicam textos de leitores. Isso ajuda a mais gente conhecer o que você faz, e aí, quem sabe, você consegue um convite desse como eu.


2) Você é amiga da Bruna Vieira?

Na realidade, eu e a Bruna não nos conhecemos. Nos falamos, basicamente, por e-mail e twitter, mas nunca paramos para conversar mesmo. Quem sabe mais para frente, né? Eu a vi pessoalmente uma vez, antes de começar a colaborar para o DD15, em uma palestra que ela e outros blogueiros fizeram na minha faculdade.


3) Que dicas você pode dar para o meu blog?

Eu não sei se sou a pessoa mais indicada para dar “dicas” desse tipo. Primeiro, porque eu não tenho um blog grande e de sucesso e segundo porque eu nunca levei o blog tão a sério mesmo para transformá-lo em um blog forte, sempre me preocupei mais com o conteúdo dos textos. Mas vou dizer algumas coisas que eu gosto de ver, ou que já ouvi em palestras e aulas do meu curso, ok?

Primeira coisa: escolha um nome e não fique mudando. Se for em português, melhor ainda, que fica mais fácil das pessoas gravarem.

Segundo: escolha um fonte para os textos que seja “agradável” para ler. Comic Sans, por exemplo, não é uma fonte boa para textos compridos. Se você jogar no Google “fontes para textos longos”, você vai conseguir indicações de algumas fontes boas. Aqui no blog, apesar de não ser uma fonte muito indicada, eu uso a Helvetica. Mas é uma questão pessoal, eu gosto da aparência.

Particularmente, eu gosto de layouts mais cleans. Não gosto de muuuuuitas cores no blog, gosto mais de blogs com uma “identidade” visual. Mas isso vai de cada um.

E para gente que tem blogs de textos: fique atento ao conteúdo. Leia bastante para ter ideias. Use músicas, filmes e livros como inspiração (mas sem plágio, hein?). E treine, para ir desenvolvendo um estilo seu. Cuidado com vírgulas e erros de português.

Acho que é isso o que eu posso falar. :D



Mais alguma pergunta? Deixem nos comentários.



Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Kah minha linda, preciso confessar, postei um texto seu no meu blog, com os devidos créditos claro, mas se você se sentir incomodada eu tiro ;) Só não pude resistir e também quis que mais gente conhecesse seu trabalho, já que conheci seus textos através de uma postagem com um deles em um blog, resolvi arriscar, mas espero que não se incomode

    naty-todasaspequenascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina, sem problemas, Nati!
      Até visitei seu blog e deixei um comentário por lá!

      Muito obrigada por tudo! <3

      Beijos

      Excluir
  2. Já pensei em escreve pro CsV, mas ainda to pensando sobre o quê. HAHA adoro os textos de lá até re-bloguei um hoje.

    Eu gosto do seu blog, porque é bem organizado e é bem pessoal. Apesar de escreve do DD15 você não tenta fazer seu blog parecer com ele. E confesso a você que fico meio desapontada quando entro em um blog e vejo o layout super parecido com o da Bruna, ou da Melina. Parece que as pessoas tem blog pra fazer sucesso e não para compartilhar coisas e conhecer pessoas.

    Enfim,
    um beijo :)
    Humble Opinion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verônica,

      Tenta mandar um texto, sim. Afinal, não custa nada, não é? Eles demoram um pouco para responder, mas vale a pena.

      Obrigada pelos elogios.
      Também não curto muito blogs que tentam imitar outros blogs de sucesso. Na verdade, tenho um pouco de preguiça. Nem tudo precisa seguir um modelo já feito, né? Aliás, esses blogs fizeram sucesso exatamente por serem diferentes quando surgiram.

      Vou tentar fazer algumas mudanças por aqui, mas sem perder a minha cara e o que eu acredito ser legal pra um blog meu :D

      beijos, volte sempre!

      Excluir
  3. Anônimo8/10/13

    Oi Karine, admiro demais o seu trabalho.
    Seus textos sempre me confortam e me emocionam.
    Gostaria de te perguntar se já escreveu ou se já pensou em escrever um livro, acho que seria demais.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixa sua opinião ou sugestão de post aqui que a gente vai adorar ler! ;)