29 de janeiro de 2017

Quando você vai escrever um livro?

Acho que escuto essa pergunta há bastante tempo e minha resposta sempre era a mesma: tô tentando escrever, qualquer hora publico algo em algum lugar. Mas, ainda que tenha repetido essa resposta muitas vezes, nunca publiquei. Comecei e larguei histórias inúmeras vezes nos últimos anos, principalmente porque eu não conseguia me comprometer com essa coisa de escrever um livro

É complicado quando você ainda não consegue se enxergar como uma escritora, muito menos encarar a escrita como algo profissional. Acredito que ainda tenho um longo caminho a percorrer até parar de pensar em escrever como uma simples paixão

Sei também que o caminho de me ver como escritora vai ser difícil porque eu luto diariamente com a sensação de ser uma fraude em tudo o que faço na vida - seja escrevendo ou como comunicadora (esse texto publicado no site Lugar de Mulher explica um pouco melhor o que é isso). 

Apesar de amar escrever e escrever, basicamente, todos os dias, sempre que alguém elogia algum texto meu, tenho essa mania de o reler e achar uma merda. Então sigo o mesmo processo: primeiro, me arrependo de ter publicado o texto; depois, tenho vontade de deletar o blog e, em seguida, de parar de escrever de vez. É difícil explicar esse processo e todos esses sentimentos porque muitas pessoas podem pensar que tudo isso é só uma forma de querer chamar atenção e atrair mais elogios, como uma forma de reafirmar o ego. Mas não é isso. 

Obviamente, publico textos na Internet porque gosto que me leiam e gosto de saber as opiniões de pessoas sobre o que foi escrito. O problema é que tenho esse medo constante e tão grande do fracasso que não consigo enxergar meu próprio trabalho com um olhar sincero - é como se eu buscasse meus próprios defeitos para que o fracasso não consiga me invadir de forma surpreendente. É algo bem além do olhar crítico, porque eu sei que é exagerado, mas não consigo controlar. 

Acontece que esse ano eu resolvi lutar contra tudo isso. Resolvi lutar contra a tendência de largar histórias, com o olhar exagerado em torno do meu próprio trabalho e com a sensação de que sou uma fraude ambulante. Mais: cheguei a comentar no twitter (me segue lá: @kahrosa) que publicaria meu primeiro livro no Wattpad em 2017. Tornar isso oficial aqui é só uma forma de me comprometer. Então fica o aviso: em fevereiro (data a confirmar), começo a publicar minha história por lá. 

Aviso aqui assim que isso acontecer. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Deixa sua opinião ou sugestão de post aqui que a gente vai adorar ler! ;)